domingo, 3 de janeiro de 2010
5 coisas que matam sua produtividade diária
1 – Falta do que chamo de "Foco no Curto Prazo" – Às vezes podemos estar focados em determinado objetivo, meta, ou resultado, mas nos falta discernimento para entender, ou simplesmente, nos organizarmos com relação ao processo de tarefas que devemos cumprir... Quais são as prioridades? O que é preciso fazer primeiro? Sabemos pelo menos 80% de nossas tarefas diárias (que deve ser feito hoje)?
2 – O Mito da Reunião – Existe ainda um “mito” a ser quebrado entre diretores, gerentes e líderes de uma maneira geral, sobre a necessidade real da “reunião”. Hoje, o que percebo nas empresas é a utilização das reuniões, mais como uma maneira de preencher o tempo ocioso dos líderes, ou até mesmo de suprir suas vaidades como tais, do que como uma ferramenta organizacional em benefício da empresa. Pesquisas demonstram que grande parte das reuniões poderia ser cancelada. Se realmente existir a necessidade de se fazer uma reunião, ao menos seja, claro, objetivo, com pontos pré-definidos para discussão, e principalmente, que esta dure, no máximo, 2 horas. Fora isso, estará perdendo seu tempo e de seus colaboradores.
3 – Falta de concentração – A falta de concentração rouba muitas horas do seu dia e pode estar ligada a vida que você leva fora do ambiente de trabalho. A dica para isso é: procure um médico, alimente-se bem, pratique um esporte, tenha um hobby, viaje, vá ao teatro, curta sua família. Enfim, faça o dever de casa! Retome, ou crie, atividades que permitam renovar suas “energias” para o exercício diário profissional.
4 – Falta de objetividade – É quase como a falta de “Foco no curto prazo”, mas às vezes, mesmo tendo nossas tarefas diárias organizadas não conseguimos concretiza-las pois começamos uma atividade e, de repente, estamos fazendo outras coisas, e outras, e outras... O correto é dividirmos em pequenas “porções” as grandes atividades do dia. E pra ajudar, é bom sempre lembrar: feche outros softwares que não estejam sendo utilizados, coloque o celular no silencioso, esqueça o twitter, msn, e demais distrações.
5 – Diga “NÃO!” – Em um ambiente de trabalho é muito natural que surjam convites e pedidos inesperados. Vamos almoçar com o pessoal do RH hoje? Vamos tomar um cafezinho lá na copa agora? Você pode terminar esse relatório pra mim? É preciso aprender a dizer NÃO! Mesmo que para nossos superiores. De maneira serena e cordial, além de fundamentado em seu planejamento diário e disponibilidade no momento, até seu “chefe” irá entender e se sentir seguro em tê-lo na equipe.
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