sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Como disse o sábio...

José Maria de Eça de Queirós, filho de um brasileiro, nasceu em Novembro de 1845, numa casa da Praça do Almada na Póvoa de Varzim.

Aos 16 anos de idade, foi estudar Direito na cidade de Coimbra. Seus primeiros trabalhos como escritor apareceram no Jornal Gazeta de Portugal. Trabalhou como administrador municipal no município de Leiria. Trabalhou também como cônsul de Portugal na Inglaterra.

Dizem que os anos na Inglaterra foram os mais produtivos de sua vida, quando escreveu alguns dos seus trabalhos mais importantes.

Foi discípulo do escritor francês Gustave Flaubert, de quem recebeu grande influência literária. Eça de Queiroz foi um dos pioneiros da literatura realista em Portugal.

Escreveu em suas obras sobre diversos temas, mas notamos como características mais comuns em seus romances, por exemplo, a abordagem de temas cotidianos, descrição de locais e comportamento de pessoas, pessimismo, ironia e humor.

Podemos perceber essas características em uma de suas frases, elaborada dois séculos atrás, porém extremamente atual:



Deve ter alguma razão alguém capaz de escrever livros como "O Primo Basílio", "A Relíquia", "A Cidade e as Serras", entre outras preciosas obras literárias.

Eça de Queiroz morreu na cidade de Paris em 1900. Suas obras foram traduzidas em várias línguas. É considerado até os dias de hoje como sendo um dos principais representantes do realismo português.

SIGAMOS ENTÃO A RECOMENDAÇÃO, DE EÇA DE QUEIROZ, EM OUTUBRO DE 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário